12 de mar. de 2009

A origem dos bigodes.

''É preciso provocar sistematicamente confusão,
pois isso promove a criatividade.
Tudo aquilo que é contraditório gera vida.''
Salvador Dali.


Tenho lido os diários de Dali.
Impressionadíssima.

Muito me identifiquei com o cidadão,
não pela qualidade das artes,
não tenho essa pretensão.
Mas pela maneira como escreve
sobre si mesmo, sobre os loucos e a loucura,
uma coisa absolutamente normal
e inerente a todo ser humano.
Pobre de quem nega a própria loucura, pois
bom mesmo é apoderar-se dela e usá-la a seu favor.

Fiquei maravilhada com as reflexões feitas sobre Nietzsche, e
mais ainda ao descobrir a origem dos bigodes...
Ponderando a respeito de uma frase de Garcia Lorca
'os bigodes são a constante trágica do rosto de um homem'
meu nobre amigo surrealista conclui então, com entusiasmo infantil:
'...até nos bigodes eu iria sobrepujar Nietzsche!!!
Os meus não seriam deprimentes, catastróficos,
sobrecarregados de música wagneriana e brumas. Não!
Seriam esguios e elegantes, imperialistas, ultra racionalistas
e assestados para o céu!'
Quando eu iria imaginar que aqueles lindos bigodes dalianos
seriam uma resposta aos bigodes de taturana do filósofo...

Pois bem. Muito satisfeita também com a descoberta
de que o cidadão era um desastrado, escandaloso
e onomatopéico, entre outras características adoráveis!
Um homem capaz de correr pelas ruas da cidade,
de pijamas e com uma alpercata perdida, aos gritos,
para salvar uma obra de arte da ruína.

Quem bom, muito bom mesmo.
Feliz.
Me inspirei.
Vou correndo para os pincéis.
Até a próxima.

5 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso, dez. Vou atrás de ler mais sobre Dali. A confusão é sempre necessária. Por isso entro numa e saio noutra. Já incorporei em minha vida!

Anônimo disse...

Ah, acho que vou copiar isso para o meu blog! Descaradamente!

Anônimo disse...

Hummm....Fotinha no flog...Tu deu uma "bulida" nela nao foi?

Anônimo disse...

Amiga,

já havia visto aquelas dimensões. Eu sei de toda questão de da infimimidade de nossos seres e problemas. Mas deixa eu ficar looooooooooooooooooouuuuuuuuuuuuuuucaaaaaaaaaaaaa, gritar, dizer o que não é razoável e ser totalmente politicamente incorreta!

Esse é o momento de eu dizer obscenidades humanas. Todos nós temos uma banda podre. Não sou só a boa que cuida do do meio ambiente e que está tentando evoluir. Ten

ho minhas fraquezas e as exponho. Estou me sentindo totalmente agredida em minha individualidade. Quem fez a escolha de conviver com ela foi ele e não eu, porque eles tem elemento de identificação. Eu não tenho! Vc já pensou ter que conviver com uma pessoa que vc não tem pontos comum obrigadamente, compulsoriamente.

Bem, já me vou antes que as pessoas leiam e digam: que louca, como ela se expoe assim? Pois é. Hoje eu sou a lavadeira de plantão. 190 disque para a nana lanvanderia! Aliás, se vc tem alguma roupa, pode jogar, que a maquina ta torcendo que é uma beleza!

Um beijo.

Anônimo disse...

Ah, não leve em consideração as concordancias, ausencia de pontuação e etc....Não to com cabeça para isso.